sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O reino das fadas


Para comemorar o MIBE, os alunos do 7ª A ouviram um conto tradicional de Teófilo Braga e, na oficina de escrita que se seguiu produziram os seus próprios contos.



Podem ler uma das histórias aqui:

Era uma vez um menino chamado Luís que estava a brincar no jardim da sua casa, que ficava perto de uma floresta, quando viu um objeto estranho. Curioso foi ver o que era e quando chegou perto do objeto viu uma porta misteriosa. Decidiu abri-la para saber o que tinha do outro lado.

Quando abriu a porta deparou-se com um castelo e várias casas. Andou um pouco e encontrou uma cartola. Quando pegou nela para a colocar na cabeça, um coelho apareceu.

- Não lhe toques – disse o coelho.

- Desculpa, não sabia que era tua – respondeu o menino.

- Não é minha. É da rainha.

- Que rainha? E como falas a minha língua? – questionou o Luís confuso.

- Nós estamos no reino das fadas. Aqui todos se entendem.

O coelho e o Luís conversaram um pouco sobre o reino e de como este tinha ido lá parar.

- Agora que tocaste na cartola, - disse o coelho – temos de ir ao castelo da rainha para desfazer a maldição. A única forma de o fazer é sacrificando a cartola ou sacrificando-te a ti. A cartola é o símbolo do reino das fadas. Por isso tem um feitiço. O castelo pertence ao criador do reino e para sacrificarmos a cartola temos de consultar todos os habitantes.

- Luís ficou assustado, mas confiando que o povo escolhesse a cartola para sacrificar acompanhou o coelho até ao castelo.

O reino dividiu-se: uns queriam salvar a cartola, outros queriam salvar o Luís. Ficaram tão perturbados que começaram a lutar, até que a rainha decidiu que a cartola devia ser sacrificada.

Quando a cartola já estava nas mãos da rainha, Luís ouviu:

- Está na hora de acordar.

E percebeu que tudo aquilo era apenas um sonho!

Ivo Vilaverde

Sofia Nunes

7º A

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...