terça-feira, 16 de novembro de 2021

Centenário de Saramago

 José Saramago faria 99 anos no dia 16 de novembro de 2021. 


Ao longo do próximo ano, terão lugar diversas iniciativas que assinalam a vida e obra do autor de obras como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, “Memorial do Convento”, “Ensaio Sobre a Cegueira” ou “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. 

Consolidar a presença de José Saramago na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e prestar homenagem à sua figura como cidadão são objetivos das comemorações do centenário, anunciou a presidente da fundação José Saramago, Pilar del Río. Estas comemorações iniciam-se hoje, dia em que José Saramago cumpriria 99 anos. 

                                                                       

Palestra no Conservatório de Musica do Porto, com Ana Paula Arnaut


José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, na Golegã a 16 de novembro de 1922 e faleceu em Lanzarote, no Estado Espanhol, a 18 de julho de 2010, aos 87 anos. A sua carreira literária foi reconhecida com diversos prémios, entre os quais o Nobel de Literatura em 1998 e o Prémio Camões em 1995. Em 2012, foi inaugurada a Fundação José Saramago, com sede na Casa dos Bicos, em Lisboa, presidida por Pilar del Río.



Durante este ano, alunos de centenas de escolas vão comemorar o seu centenário através de leituras das suas obras, idas ao teatro,  palestras e visitas de estudo, entre outras atividades e a nossa escola não é exceção. 


  

"O trabalho de emendar é o único que nunca se acabará no mundo", José Saramago - História do Cerco de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...