quarta-feira, 12 de maio de 2021

Poesia japonesa (Haiku) pelo 9º ano

 

Tínhamos tudo para dar,

mas olho para nós

e vejo que é tarde

F/I/ M/ G-9º B

Num dia de primavera

os sinos tocavam

e o meu coração alegravam

T- 9º B

Num dia de luar

Uma menina à janela

Viu o seu passado voltar

L-9ºB

A solidão

que abala

a minha alma

L-9º B

Num dia de outono

havia uma raposa

que se divertia na floresta

T, 9º B

A nuvem é o meu barco

Que veleja pelo mar

Num calmo paraíso

E, 9º B

O coração bate cá dentro

e desespera por ti

Quero só mais um momento assim, perto de ti

IB, 9º B

Da janela do meu quarto,

vejo o rio a passar

e nele as belas folhas a flutuar

AR, 9ºB

A alegria é sempre longa.

A vida é muito agradável de viver.

Eu quero vivê-la com muita felicidade.

JP,9º B

A chuva cai no

Parapeito da janela, a lua

A brilhar no seu reflexo

AL, 9ºB

O Amor

É que nem as estações,

havendo mudanças e equilíbrio

 

A mosca voa pelo ar

e eu só queria voar

pelo brilho do teu olhar

A T, 9º C

Zumbido a passar

na janela vai pousar

a mosca a voar

 

Quando está um barco a navegar

zás, ondas no mar

que são obstáculos para conquistar

D, 9º C 

Esse lindo mar de verão

azul com ondas

Eu me apaixono.

 

Vejo uma linda flor

amarela, uma margarida,

e eu a ti fico rendida.

L V, 9º C,

Eu escondo-me atrás de uma máscara

para me proteger de um bicho mortal,

mas mal consigo respirar

 

Uma mosca capta a minha mente,

enquanto ela voa livremente.

Quando chego perto, ela desaparece de repente

R C 9º C,

Não é nada

nada é nadar

como no rio se pescar

J Fi 9º C

As ervas são verdes,

as folhas são verdes

e os olhos do Filho são verdes

T 9º C

Na manhã de Inverno,

um homem de chapéu passa.

Vai a correr para o trabalho

A R 9ºC

Quando a noite começa,

a cabeça aquece

e os pensamentos aparecem

 VV,, 9º C

Manhã de primavera,

uma brisa muito calma

com muitas memórias nostálgicas

E G, 9º C

A noite de luar

é iluminada pelo sol

e eu sou iluminada por ti

A.C. 9º C

Às vezes no silêncio da noite,

deparo-me com muitas recordações

e todas elas são sobre ti.

M C, 9º C

Verão é amor

é água fria

e calor de morrer.

J P, 9º C

Não importa o frio que esteja

se a alma for quente

o corpo não fraqueja

G, 9º C

Atrás de mim, focas, malucas

macacas até! Rindo como bêbados,

felizes como putos.

GM, 9º C

Lindo o pôr-do-sol

num fim de tarde de verão

que aquece o nosso coração

 

Lindas as ondas do mar

a enrolarem-se na areia

O que mais podemos “vistar”?

 

Lindo o céu azul

com as estrelas lá a brilhar

a acompanhar a lua

SP,9º C

O coração é quente

Apesar das roupas frias

O frio de inverno é tão ardente

 

Cores quentes misturadas,

as anteriores foram amadas,

mas as árvores estão tão desesperadas!

 

O mar é sereno e bravo,

azul e amarelo, deitadas no estrado

as ondas de calor tornam-se um fardo

 

Flores cuidadas num vaso

com o desejo de estar no prado,

A primavera nunca terá prazo

VB, 9º C

O mar é como a vida

A vida é como uma montanha russa

Uma montanha russa dá voltas sem parar

M C, 9º D

Sou um pássaro no céu

mas mesmo assim

estou longe de ti

A C, 9º D

Os olhos dela eram frios

De tantos risos, meu coração foi entregar-se

Era só um sonho, estava na hora de acordar

 

A vida é previsível, já sabemos

o que vai acontecer,

somos como uma flor a esperar o dia de morrer.

 

Nunca consegui falar dos meus sentimentos,

das muitas coisas que quero libertar

a mais importante é que ao teu lado quero estar.

 

Eu amo-a tanto, não a posso magoar,

tenho uma mentira, não a posso contar,

mas ela é igual ao pássaro, um dia, tenho de a deixar voar.

E A, 9º D

Ajoelha-te, sou Jesus

Senta-te aqui

Que vais dar à luz.

GM, 9º D

Azul é o mar

e eu flor que sou

Nasci para te amar.

 

Brancas, azuis e pretas

na terra voam

as ricas borboletas

 

Até ao topo difícil vai ser

mas contigo ao meu lado

eu irei vencer.

G R/ R D, 9º D

 

A tristeza é sombria

e eu ainda não sabia

o mal que me fazia

 

Eu vi andorinhas a voar

e então apercebi-me

Que era o verão a chegar

 

Tu chegaste assim do nada

calma e apaixonada

E agora sou a tua morada

F G/I S, 9ºD

Encontrei uma porta

no meu quarto

que nunca se abriu

N S, 9ºD

A minha caminha

onde sonho

e penso sobre a vida

G B/9ºD

Tem uma flor nesse amor

Ela floresce no verão, está cheia de calor

Querida flor cresceu e agora morreu com muito mais dor.

 

Uma flor morreu, uma semente nasceu

Volta a florescer, cura a memória que morreu

Um amor sem cura que finalmente renasceu

R G, 9º D

O Amor é como a primavera                       Floresce e desaparece

Quando menos se espera                           mas jamais

Ele mais floresce                                         se esquece

 

Esquecer é difícil                                         Complicado ou fácil

E por vezes                                                  o amor será

Bastante complicado                                    sempre um trilho de dor

 

Dor é difícil de suportar                                Superar não é fácil

Mas se fores forte                                         Ainda menos fácil

Tu irás superar                                             Quando se fala no amor

 

Amor é complexo                                          Aproveitado ou ignorado

E indeterminado, mas                                    O meu sentimento por ti

Tem de ser bem aproveitado.                       Jamais será explicado.

Rodrigo Coelho, 9º D

 

 

 

 

 

 

 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...