quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Projeto - Liberta o/a escritor/a que há em ti...


Candidatura 2021:  Leituras... com a biblioteca

“O domínio da articulação curricular e a dinâmica de colocação da biblioteca escolar ao serviço dos currícula assumem atualmente, no quadro de atuação da Rede de Bibliotecas  Escolares (RBE) e nos planos de atividades dos serviços de biblioteca em que se fundamenta a sua intervenção, um destacado protagonismo, que não é mais do que o reconhecimento do lugar que à biblioteca cabe na construção dos diferentes saberes e da função insubstituível que os recursos e práticas que a biblioteca promove têm na aquisição das diferentes literacias”.

RBE

Consciente da centralidade que a leitura, a escrita e a oralidade têm na aprendizagem dos alunos, a equipa da biblioteca escolar, empenhada na construção de um projeto de articulação entre a biblioteca e o trabalho pedagógico nas diferentes áreas do saber, nomeadamente com as disciplinas de Português e Literatura Portuguesa,  candidatou-se com um projeto de leitura e escrita intitulado: Liberta o/a escritor/a que há em ti...

Neste projeto é dado protagonismo a recursos e estratégias que promovem a leitura efetiva, a produção escrita e o uso da oralidade.

O projeto pretende proporcionar aos alunos o conhecimento do género literário narrativo (ficcional) e dos diferentes subgéneros do mesmo, para estimular a escrita autónoma e original, dotando-os das ferramentas (recursos, técnicas...), necessárias para isso.

Será desenvolvido em 2 etapas iniciando com a leitura e análise de várias narrativas e treinando a planificação de uma história, a criação de personagens, de mundos fictícios… e outras competências necessárias à escrita.

Na segunda etapa, os alunos devem ser capazes de escrever de forma autónoma e individual, fanfictions e contos originais nos seguintes subgéneros literários: fantasia/ficção científica, policial e romântico.

Fevereiro 2021

A equipa da BE do AERF 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...