segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Contos e Lendas do Mundo - Lenda do Açaí (Brasil)

 

Lenda do Açaí

Conta a lenda que há muito tempo atrás, quando ainda não existia a Cidade de Belém, vivia neste local uma antiga tribo indígena.

Como os alimentos eram escassos, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo. Então o Cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. A partir daquele dia, todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas, para impedir o aumento populacional da sua tribo.

Até que um dia, a filha do Cacique, de seu nome Iaçã, deu à luz uma linda menina que também teve de ser sacrificada. Iaçã sofreu muito e chorava todas as noites com saudades de sua filhinha. Ficou por vários dias fechada na sua toca e pediu ao Deus Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar o seu povo, sem o sacrifício das crianças.

Certa noite de lua cheia, Iaçã ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta e viu a sua linda filhinha, sorridente, junto a uma palmeira. Inicialmente ficou parada, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém, misteriosamente, a menina desapareceu. Iaçã, inconsolável, chorou muito até desfalecer.

No dia seguinte, o seu corpo foi encontrado agarrado ao tronco da palmeira, porém no rosto tinha ainda um sorriso de felicidade e os seus olhos negros fitavam o alto da árvore, carregada de frutos escuros. Itaki mandou apanhar os frutos e deles foi obtido um suco avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem à sua filha (Iaçã invertido).

Alimentou o seu povo e a partir desse dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...