Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, uma celebração anual das bibliotecas escolares a nível mundial.
O tema 2020 para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, proposto pela International Association of School Librarianship é “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar” e, baseia-se no papel que as Bibliotecas podem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, incluindo o Objetivo 3 – Saúde de Qualidade. O ODS 3 consiste em garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Com a pandemia COVID-19 a assolar o mundo, as bibliotecas escolares podem contribuir para o bem-estar e uma saúde mental de qualidade, através da promoção de práticas de biblioterapia, com os seus livros a serem os remédios para as comunidades escolares e educativas e, a leitura a ser uma atividade terapêutica e de resistência ao vírus.
Parafraseando José Tolentino Mendonça, no seu último livro – O que é amar um País. O poder da esperança:
«Os livros são salva-vidas para todos os tempos, mas os tempos difíceis como que o explicitam melhor. A leitura é uma forma de resistir a este vírus que está a transformar tudo (a organização do quotidiano, a estabilidade económica, as prioridades políticas, a nossa psique…) e que pede o respeito escrupuloso das medidas sanitárias, mas também uma reforçada resiliência interior». (José Tolentino Mendonça – O que é amar um País. O poder da esperança. Lisboa: Quetzal, agosto de 2020, p. 61).
Sem comentários:
Enviar um comentário