quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A leitora de almas

A autora deste texto é uma aluna do curso de Antropologia. Numa das suas viagens de comboio entre Porto e Lisboa, a Leonor utilizou uma estratégia de escrita criativa, utilizando um caderno para apontar impressões do quotidiano, com observação de paisagens, pessoas, algo que lhe chamasse a atenção. 

Aqui fica o texto da Leonor, assim como a sugestão de fazerem um exercício de escrita criativa prestando atenção ao que se passa à vossa volta!

 "Apressada, atrás de mim, agarra-se ao assento do seu lado como se isso fizesse a fila andar mais depressa.
Pensei que fosse seguir caminho, mas sentou-se à minha frente. Pegou no computador e no telemóvel e pousou-os na mesa.
Com olhar pensativo analisou os recantos da carruagem e olhou pela janela. Ficou assim pelo menos uma hora. Com uma aparência cansada, como se estivesse à procura de um descanso talvez eterno.
O casaco vermelho combina com os seus óculos e também com a cor que escolheu para o seu telemóvel. Talvez seja só coincidência, ou é mesmo a sua cor favorita.
Tirou da carteira um chocolate e com ânsia rasgou o pacote. Ao tirar a máscara, pude ver-lhe totalmente o semblante. 
Curioso como as pessoas parecem duas. A sua cara destapada revelou o seu nariz fino, que outrora era outro, e lábios preocupados. Comeu o chocolate tranquilamente enquanto o seu olhar vagueava e agora encosta-se no seu assento e fecha os olhos. Não sei se dorme ou se medita. Parece chorar para dentro e mexe-se tão lentamente para alguém que parecia ter tanta pressa... "


Leonor Alão Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...