sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O Futebol como Arte

 

Será o futebol uma forma de arte?

Para isso temos primeiro de saber o que é a arte. E a arte é uma forma de expressão que está ligada à manifestação de alguma habilidade especial, à criação artificial de algo pelo ser humano, à expressão da realidade interior do criador, à comunicação de algo sob forma de linguagem especial, à excitação da imaginação e da fantasia.

E o futebol, na sua essência mais pura, é tudo isso.

Por muitas razões, podemos associar o futebol a várias outras formas de arte. Ao assistirmos a um jogo, podemos também ver uma intensa coreografia, que vai variando conforme a tática do treinador, sendo ainda mais difícil uma vez que se passa entre duas equipas que interagem, vendo qual das duas leva a melhor.

Diz-se também que o futebol está ligado à música, pois cada equipa tem o seu ritmo de jogo, podendo ser mais vibrante ou suave, tal com um grupo de “Rock” ou uma “Orquestra”. E também como na música, a habilidade e o talento individual podem fazer a diferença criando o seu ritmo de jogo, levando a equipa à realização do seu objectivo que é marcar golo.

Muitas vezes um jogo de futebol também é caracterizado como um espetáculo de representação, como uma peça de teatro. A equipa é o elenco, o craque do jogo é o protagonista e o enredo são os jogadores que vão fazendo acontecer ao longo da partida.

Ambos precisam de treino dos participantes e nas duas artes há uma diferença absoluta entre treino e jogo. Quando o ator entra em cena e quando o jogador entra em campo precisam de bastante concentração, ousadia e alegria, para que o espetador possa desfrutar de um bom espetáculo.

No que toca à parte da excitação, da imaginação e fantasia que caracterizam a arte em si, o futebol consegue transmitir-nos todo o tipo de emoções, desde as mais felizes até às mais tristes.

Eu, como jogador de futsal, posso dizer que é uma tremenda alegria praticar uma atividade como esta, que é competitiva e ao mesmo tempo saudável, conseguindo fazer uma mistura de todo o tipo de emoções.

Posso dizer que um atleta, seja de que desporto for, é a própria arte e igualmente o seu criador, pois é do seu trabalho e esforço que irá conseguir um futuro.

É por tudo isto, que o futebol é uma forma de arte sempre em mutação.

Texto elaborado por um aluno do 10º C


Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...