terça-feira, 6 de abril de 2021

Matemática - Desafio de abril

 Resolve estes desafios e deixa as tuas respostas nos comentários.


1º Ciclo

O aniversário da Joana

 “Oh maravilhoso chegou o aniversário da Joana!!”

A Joana convidou as suas três melhores amigas Judite, Jacinta e Joaquina para virem a uma festa em sua casa, e quando elas chegaram deram todas abraços umas às outras.

Quantos abraços foram dados ao todo?

 

2º Ciclo

No País das Fadas

No País das Fadas o tempo conta-se de uma fora muito especial: um ano são 4 meses, um mês são 6 semanas e uma semana são 8 dias.

A Fada Flor tem um ano e meio, duas semanas e sete dias de idade.

A Fada Água tem um ano, três meses e meia semana de idade.

 Qual das duas nasceu primeiro e quantos dias têm de diferença?


3º Ciclo

O João quer saber a idade do avô de um amigo.

Como este sabe que o João gosta de desvendar um bom enigma, diz-lhe:

“O meu neto tem aproximadamente tantos dias quantas as semanas do meu filho, e tem tantos meses quantos os meus anos. Os três juntos temos 140 anos.

 Consegues descobrir quantos anos tenho eu?”

 

Secundário

A idade da Cinderela

No dia de aniversário da Cinderela apareceu-lhe a fada madrinha que lhe disse:

- Formula um desejo que eu satisfaço-o.

- Como a madrinha sabe a Ada que é a mais velha das minhas duas irmãs, tem mais 8 anos do que eu. Ora eu detestaria vir a ser assim velha. Peço que me dê o dom da eterna juventude.

- Assim seja fica para sempre com a tua idade atual. – disse a Fada Boa tocando-lhe com a varinha de condão.

Quando as duas irmãs souberam da prenda da fada ficaram furiosas.

- És uma egoísta gritou Ada. -, esqueceste que todos os anos na festa do reino, o pai nos dá, para dividirmos equitivamente entre nós, um saco com um número de moedas de ouro que é igual ao produto das nossas três idades.

-É verdade. - confirmou Brenda que era muito boa em cálculo mental. – Só nos próximos dois anos o teu egoísmo vai-nos custar um total de 1382 moedas de ouro.

Quantos anos tem a Cinderela?






 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...