DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE 2019: NOSSA BIODIVERSIDADE, NOSSA COMIDA, NOSSA SAÚDE
O dia 22 de maio é definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional da Biodiversidade ou Diversidade Biológica.
Biodiversidade ou Diversidade Biológica é o termo dado à variedade de vida na Terra.
No âmbito do projeto de flexibilização curricular "Mãos na Terra" com as turmas do 1º ano de escolaridade da EB1 da Torrinha e em que a equipa da BE/CRE participa, assinalámos este dia com uma visita à horta para recolher as favas que tínhamos plantado. Os alunos cantaram uma canção dedicada à horta composta por eles e leram-se poemas do livro "Poemas da horta e outras verduras" de Manuela Leitão, bem como deram resposta a algumas adivinhas dedicadas aos legumes e frutos.
salpicado de pintinhas
fico bem com chantilly,
comem-me numas tacinhas."
Este projeto insere-se perfeitamente nas competências essenciais de Cidadania e Desenvolvimento onde os alunos do 1º ano aprendem sobre a importância da biodiversidade, reconhecem a biodiversidade dos animais e plantas e participam em ações que promovem boas práticas de sustentabilidade, recorrendo à criação de uma horta. Com estas atividades, os alunos aprendem ainda que a alimentação é um dos principais determinantes da saúde e analisam criticamente os comportamentos de risco na alimentação; reconhecem também o impacto que os padrões alimentares têm sobre o ambiente e o papel do cidadão nas suas escolhas alimentares na sustentabilidade ambiental.
É claro que sendo um projeto de flexibilização curricular onde os alunos fazem a sua aprendizagem através da metodologia de projeto, as disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e as Expressões artísticas e fisico-motoras também entram em ação nas suas mais variadas competências.
Projeto "Mãos na Terra - Cultiva o que comes"
AERF, 22 de maio de 2019
A coordenadora da BE/CRE,
Diana Duarte
Sem comentários:
Enviar um comentário