sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Palestra com sobrevivente da bomba atómica de Nagasaki




 Hoje foi um dia emocionante na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas.




No auditório da nossa escola estiveram presentes dezenas de alunos do 11º e 12º anos, durante a manhã, bem como alunos do 3º e 4º anos da parte da tarde.



No âmbito da comemoração dos 40 anos de geminação Porto-Nagasaki e porque a nossa escola tem uma parceria com a escola japonesa, a escola Rodrigues de Freitas recebeu uma comitiva de ilustres japoneses, entre os quais um sobrevivente da bomba atómica de Nagasaki que nos falou da sua experiência marcante.



Seiichiro Mise tinha apenas 10 anos  quando a bomba atómica caiu a 3.6 km de distância de sua casa mudando para sempre a sua vida e a da sua família.

 


Num relato pungente e emocionado, o Sr. Mise, agora com 83 anos de idade, contou a uma plateia de jovens curiosos e interessados como foi o fatídico dia 9 de agosto de 1945 e os dias que se seguiram.

Esta palestra teve como objetivos não deixar esquecer quais são os efeitos terríveis da bomba atómica, fazer um apelo ao fim do uso de armas nucleares e a apologia da Paz!




No fim da apresentação houve uma concorrida sessão de perguntas da plateia, aplausos de pé, pedidos de autógrafos,  as famosas "selfies" e agradecimentos ao Sr Mise e à restante comitiva.






 



                Arigato Sr.Mize! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana dos Afetos

  Para assinalar o Dia dos Namorados, a equipa da BE desafiou a comunidade educativa a expressar o seu amor e a espalhar amor! Assim, todos ...